20/03/2022 às 04:31 Newborn

Dúvidas: Sessão Newborn

955
5min de leitura

Nove meses de espera. E esses nove meses que pareciam inacabáveis passaram, e de repente, deram origem ao ser mais importante de sua vida. Agora, você será para sempre uma mamãe ou um papai. Mas eles serão bebês por um curto período de tempo. 

Os bebês crescem muito rápido, mais rápido do que podemos imaginar! No começo da vida de um bebê dias de vida fazem muita diferença, por isso temos um um intervalo de tempo bem curto para fazer esse tipo de ensaio. Apesar de ser um ensaio bastante comum no exterior, ele ainda é pouco conhecido aqui no Brasil, por isso a maioria das pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre ele.Se você tem vontade de fazer esse tipo de ensaio, vamos marcar uma reunião para conversamos melhor, assim você pode tirar todas as suas dúvidas e me conhecer melhor e o estúdio onde são realizadas as fotos. Vou adorar explicar cada detalhe! Podemos marcar sem compromisso. Eu entendo que é preciso conhecer bem a pessoa que estará com seu filho recém nascido, por isso estou a disposição!

Reuni as principais perguntas que as mães me fazem sobre o ensaio newborn e separei por tópicos para facilitar o entendimento.A sessão de newborn é um processo que começa láááá traz, quando o fotógrafo escolhe isso pra sua vida e investe o seu ativo mais precioso, o tempo, em conhecer e estudar sobre o recém-nascido.Fui aluna de fotógrafos excepcionais e isso foi muito bom, mas, o conhecimento mais valioso que eu tenho veio dos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, foi com estes profissionais que eu aprendi a entender os bebês e suas características.

Período Ideal A sessão deve ocorrer preferencialmente entre o 6 e 12 dias de vida, podendo chegar até o 15 dia de vida.Neste período de vida os bebês possuem um soninho mais profundo e dificilmente tem cólicas.Contudo, no último trimestre de gravidez o corpo da mãe começa a produzir um hormônio que o "prepara" para o parto natural, esse hormônio passa para o bebê e fica presente nos primeiros dias de vida, por isso, é na primeira semana de vida que ele está anatomicamente mais indicado para o ensaio.

Sobre as poses

Cada ensaio é único, porque os bebês são diferentes e este é o norte principal do meu trabalho.A segurança em primeiro lugar, por isso como fotógrafa responsável eu não garanto nenhuma pose específica, e preciso que você entenda o motivo.A vida intrauterina do bebê, o parto, e sua personalidade influenciam nas poses, em hipótese alguma prosseguirei com um posicionamento onde o bebê se sinta desconfortável.Por mais bela que uma imagem seja, ela perde o valor se o bebê tiver em desconforto ou risco.

E se o bebê não gostar da pose?Eu tenho uma sequência de poses que contempla todos os bebês que estão saudáveis e liberados pelo pediatra, isso faz parte do meu trabalho e estou acostumada a ajustar e personalizar cada ensaio.O fato de estarmos fotografando num estúdio que foi projetado para isso é um ponto muito positivo, se o bebê não gostar de determinada pose eu tenho como rapidamente alterar a composição e adequar o ensaio ao conforto dele.Simples assim e sem perder a qualidade estética!

E se o bebê não dormir?Não se preocupe com isso!Tenho dicas simples que os pais devem seguir para que o ensaio seja um sucesso, e a primeira delas é escolher muito bem o profissional que vai fotografar seu bebê.A confiança no fotógrafo é fundamental, pois se os pais ficarem ansiosos o bebê vai sentir essa energia e isso dificultará a sessão, por isso, escolha bem e tudo vai dar certo!

Qual a vantagem de fotografar no nosso estúdio?

O nosso estúdio é todo preparado para que as fotos aconteçam de forma mais tranquila para o bebê e para os pais. O estúdio dispõe um espaço para os pais com internet wi-fi, sofá, trocador, banheiro, cafeteria no hall do prédio. Além de não precisarem se preocupar com nada relacionado as fotos, temos todos os item indispensáveis para a fotografia de recém-nascidos. E o principal: não utilizamos flash, apenas luz natural. Caso precise, utilizamos um aquecedor e um umidificador para chegar nos melhores níveis de temperatura e umidade para um recém nascido. Temos normas e procedimentos definidos referente à limpeza. Como trabalhamos com atendimento exclusivo e hora marcada, os ambientes são limpos com álcool 70% e Lysoform 30 minutos antes do bebê chegar, diferente por exemplo, de um consultório médico. Privacidade!No dia da sessão somente os pais e irmãos acompanham o bebê, isso torna o ambiente mais tranquilo, e o ensaio flui melhor. Avós, tias e madrinhas devem ser surpreendidas com imagens lindas e atemporais, por isso devemos manter a sessão sem agitação e stress.

Mantas e roupinhas usadas na sessão

É tudo lavado com sabão neutro.Independente se teve xixi ou cocô todas as mantas e roupas que tiveram contato com a pele do bebê são lavadas.Isso também se aplica ao nosso uniforme, que vestimos 30 minutos antes do bebê chegar.

Quanto tempo dura a sessão?Isso depende de cada bebê e cabe ao fotógrafo ter sensibilidade para esperar o momento certo de iniciar e terminar a sessão; vale lembrar que também está diretamente ligado ao nível de ansiedade dos pais.Quanto mais tranquilo o casal, mais rápida é a sessão!Estipulamos uma média de 3 a 5h, apenas para que os pais se organizem em relação a sua rotina pessoal, por isso a pontualidade por parte dos pais é fundamental.Vale lembrar que eu gosto de reservar um tempinho antes da sessão para me conectar com o bebê, acho importante que ele se acostume com a minha voz, com o meu colo, e que se sinta seguro e tranquilo antes de qualquer coisa.

Quantas produções?As produções são criadas por mim, como base nas preferências da família e de acordo com o pacote contratado durante a sessão junto com a família. Lembrando até respeitamos muito os limites de cada bebê.

Quando agendar a sessão? Normalmente, o agendamento é realizado antes do bebê nascer, quando os pais já tiverem um a data prevista para o parto ou por volta das 30/35 semanas de gestação. No dia em que o bebê nascer, os pais me avisam e confirmamos a data da sessão, que é por entre os 5 e 12 dias de vida do bebê.

Quem vai colocar o bebê na pose? Quem vestirá as roupinhas nele?Durante todo o ensaio eu posiciono o bebê, troco a fralda, visto as roupinhas, e coloco nos props.

Qualquer dúvida que tiver, estou à disposição...

Julia Danziger 

20 Mar 2022

Dúvidas: Sessão Newborn

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bebes fotografa fotografapocosdecaldas fotografiadefamília gestação judanzigerfotografias maternidade minasgerais newborn newbornbrasil newborncomseguranca parto pocosdecaldas recemnascido

Quem viu também curtiu

26 de Dez de 2022

Dúvidas: Sessão Gestante

17 de Nov de 2022

Dúvidas: Fotografia de Parto

Olá! Sinta-se a vontade em me chamar no Whats, estou a disposição!
Logo do Whatsapp