16/04/2024 às 21:45 Parto

Dúvidas: Fotografia de Parto

432
6min de leitura

É uma honra fazer parte desse momento! Cada nascimento é único e por isso, o registro é tão encantador.

Por ser um evento imprevisível com várias situações possíveis, é importante prezar por uma boa comunicação entre nós.

Separei algumas das perguntas mais comuns que recebo para tirar suas dúvidas. Estou a disposição caso tenha outras dúvidas! Podemos também marcar uma reunião online ou no meu estúdio!

  • O que é registro de parto?​

Na minha opinião, fotografar é uma maneira de eternizar aqueles momentos especiais durante o parto, nascimento e as primeiras horas após o nascimento. Não é algo que seja “nojento” ou “desagradável”. O nascimento é BONITO, poderoso, cheio de emoções e é sobre AMOR. Devo dizer que não se trata de tirar fotos de suas partes íntimas, mas de tudo o que está acontecendo ao seu redor que você talvez não perceba, pois está trabalhando duro para parir.

•Por que contratar uma fotógrafa para registrar o seu parto?​

Primeiro, e acima de tudo, o nascimento de seu filho é algo que deve ser lembrado para todo o sempre. Segundo, contratando um fotógrafo para registrar o parto, você e seu acompanhante poderão se concentrar no trabalho de parto e não em quem tirará fotos desse momento tão especial.

O fotógrafo estará focado na fotografia, responsável por capturar todos os detalhes do processo, a conexão que você compartilha com o seu acompanhante durante o parto e quando você encontra o seu bebê pela primeira vez, todos os pequenos detalhes. Primeiro olhar, primeiro beijo, primeiro choro, primeira amamentação serão alguns momentos eternizados.

  • “O pai do meu filho não tem certeza se devo ter uma fotógrafa no momento do nascimento”​

Eu acho que há um equívoco sobre O QUE É A FOTOGRAFIA DO PARTO. Seu parceiro deve saber que um dos principais objetivos de um fotógrafo de nascimento é permitir que ele seja um suporte para a mãe durante todo o trabalho de parto e se concentre em VOCÊ, em si e no bebê.

Além disso, a maioria dos pais com quem conversei mencionou que sua principal preocupação é a privacidade e / ou uma sala cheia. Muitas vezes considerada uma “fantasma”, o que significa que permaneço o mais longe possível e capturo tudo o mais silenciosamente possível. Eu sempre recomendo que minhas clientes agendem a reunião junto com o parceiro para que possam fazer qualquer pergunta que possam ter.

  • “Fico preocupada com a minha privacidade, não quero as minhas imagens publicadas online”​

A privacidade dos meus clientes é MUITO importante para mim. Eu tenho plena consciência de que nem tudo deve ser postado online. Sempre converso muito com as minhas gestantes sobre o parto e sempre peço aprovação de fotos que desejaria postar online. Somente compartilho o que a gestante permitir e nada mais.

Assim como algumas pessoas querem que TUDO seja fotografado durante o trabalho de parto, algumas querem apenas detalhes específicos. Por isso é MUITO importante conversar antes do parto e deixar claro o que você espera dessas fotos e o que te deixa confortável.

É O SEU MOMENTO ESPECIAL e de ninguém mais! Saiba que independente da sua preferência você é quem tem a palavra final quanto ou quão pouco eu vou fotografar e/ou compartilhar.

• PARTO NORMAL ​OU INDUÇÃO

No caso do parto normal espontâneo ou via indução, nos organizamos para captar a partir do parto ativo (aproximadamente 6 cm de dilatação) em diante.

É muito importante TELEFONAR para a mim nos primeiros sinais, mesmo que leves, mesmo podendo ser "alarme falso" e também mantê-la atualizada sobre a evolução do trabalho de parto.

Ressaltando a importância da comunicação ser feita por LIGAÇÃO TELEFÔNICA (fora do WhatsApp), principalmente pela madrugada, minimizando o risco de não chegar a tempo.

• TRABALHO DE PARTO OU CESÁREA

Caso você já saiba previamente que será cesárea, mas gostaria de aguardar o início do trabalho de parto, é muito importante TELEFONAR para mim logo nos primeiros sinais, mesmo que leves, mesmo podendo ser "alarme falso" e também mantê-la atualizada sobre a evolução do trabalho de parto.

É importante me atualizar sobre a ida à maternidade, avaliação médica, pois me organizo para chegar no centro cirúrgico junto com vocês. Permaneço por aproximadamente 1 hora após o nascimento.

E me notifique após as últimas ultras sobre todas as previsões, como está o andamento de tudo. Isso é bem importante para acompanhar todos os sinais juntinho com vocês.

• CESÁREA AGENDADA:

Em caso de cesárea agendada, é importante o aviso no grupo sobre a data e hora que ficou definida com antecedência. Me organizarei para chegar 1 hora antes do agendado e permanecerei aproximadamente 1 hora após o nascimento.

Lembre-se: a Fotografia de Parto é documental. Diferente de um ensaio, não temos controle sobre o que está acontecendo e não nos cabe interferir na dinâmica da equipe médica. Tentamos captar um pouco de tudo o que acontece, mas não é possível garantir a entrega de clicks específicos.C

Cesárea de emergência: No caso de um trabalho de parto virar cesárea de emergência, é imprescindível LIGAR para mim e chegarei no menor tempo possível

GRUPO COM A EQUIPE DO PARTO

Se você tiver um grupo com a equipe do parto (doula / enfermeira / fisio / obstetra que os acompanhará) é importante me adicionar ao grupo para irem nos avisando como anda a evolução.

  • Durante o parto se usa flash?​

Prefiro não usar um flash e só utilizarei um LED se a iluminação da sala não for ideal e afetar a qualidade das imagens (com sua permissão). O LED (se for preciso utilizar) será usado de forma discreta e de forma alguma deverá perturbá-lo. Se você preferir que eu não use LED, precisarei de pelo menos uma lâmpada para fornecer luz. Embora eu tenha uma câmera que funcione bem em condições de pouca iluminação, a maioria das imagens terá uma aparência mais granulada caso eu não use um LED em um ambiente de pouca luz.

  • Quanto tempo você vai ficar depois do nascimento?​

Após o nascimento do bebê ficarei por volta de 1h para capturar a pesagem, medidas, primeira roupinha e a primeira amamentação.

Em caso de cesárea, fico a disposição para fazer as fotos amamentando no quarto após o efeito da anestesia e já podendo sentar (geralmente 6h depois). As fotos ficam mais bonitas amamentando sentada. 

  • Quando eu devo te ligar para avisar que estou em trabalho de parto?​

Assim que você “pensar” que está em trabalho de parto. Isso me dá tempo para organizar minha agenda e outros detalhes que eu precisaria resolver. Preciso saber quando o trabalho de parto começa e gostaria de ser atualizada durante o progresso de evolução do parto.

Se você estiver recebendo avaliações vaginais, eu gostaria de ser chamada quando você atingir cerca de 5 cm ou 6 cm ou quando a transição ou trabalho de parto ativo começar. Se você não estiver recebendo avaliações vaginais, deve planejar que eu esteja lá quando as contrações durarem um minuto a cada 3-4 minutos.Você pode me contatar através de WhatsApp, e-mail, Instagram, por onde quiser, mas de preferência ME LIGA! Não importa o horário.

  • Entrei em trabalho de parto as 2h da madrugada, o que eu faço?​

Depois que você completar 38 semanas eu estarei de plantão 24 horas por dia pra você. Não pense duas vezes antes de ligar! Me avise que está em trabalho de parto e eu organizo minhas coisas para ir te encontrar.

  • Se meu bebê nascer prematuro e não pudermos fazer as fotos?​

Se o seu bebê decidir chegar antes da data prevista e não for possível fazer as fotos do parto, o valor que você pagou será revertido para uma sessão Newborn, quando for seguro para o bebê.

  • Eu não quero parto normal, você também fotografa cesárea?​

Claro que sim! Porém precisa ser autorizado pelo o seu médico obstetra. Se ele concordar, eu estou completamente disponível para fotografar uma cesariana.

  • E se eu precisar ir para uma cesárea de emergência?​

No caso de uma cesariana de emergência, depende do médico responsável pelo parto permitir a minha entrada na sala de cirurgia ou não. Se não for possível fazer as fotos do parto, o valor que você pagou será revertido para uma sessão Newborn.

  • Precisa de autorização do hospital ou obstetra para fotografar o parto?

Sim! Para estar seguro, discuta seus planos para parto com antecedência com seu obstetra e / ou doula. Além disso, verifique as políticas do hospital em relação à fotografia. Tenho autorização para fotografar na Santa Casa de Poços de Caldas/MG

  • Quais outros tipos de fotografia você faz?

Sou especialista em fotografia de maternidade e tudo que ela envolve. Desde gestantes e partos, até fotos de recém nascidos, bebês e crianças.

Com carinho, Julia Danziger

16 Abr 2024

Dúvidas: Fotografia de Parto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

estúdio fotográfico poços de caldas fotografia de parto poços de caldas fotógrafo parto poços de caldas fotógrafo poços de caldas obstetra poços de caldas parto poços de caldas parto santa casa poços de caldas poços de caldas santa casa poços de caldas santacasapocosdecaldas unimed poços de caldas

Olá! Sinta-se a vontade em me chamar no Whats, estou a disposição!
Logo do Whatsapp